Começando um negócio do zero ao sucesso

Há um acrônimo amplamente usado que você já deve ter ouvido falar: KISS – keep it simple stupid! Traduzindo : mantenha-o simples, estúpido. Mas é um ditado antigo e precisa ser atualizado. Que tal, Keep it simple smarty! Em português : “Mantenha as coisas simples, espertalhão “? Simples é o novo inteligente, e é, de fato, exatamente o que a maioria das pessoas precisa focar ao iniciar um negócio.

Vamos falar sobre algumas maneiras importantes pelas quais você pode configurar a missão, os valores e as metas da sua nova empresa ou startup, de maneira a oferecer simplicidade e clareza para você e seus clientes.

Determine sua missão

No coração de toda nova empresa está a missão da organização. Uma declaração de missão é uma declaração curta e sucinta sobre como você posicionará sua organização para interagir com o mundo. Qual é o seu objetivo comercial, seu significado e a base de como você deseja que sua nova empresa atenda ao campo em que atua?

Uma declaração de missão não é apenas uma declaração de marketing com foco externo, embora seja até certo ponto. Uma declaração de missão também é uma ferramenta interna muito importante para administrar seus negócios. Quando você se depara com uma bifurcação na estrada, como decidir contratar um novo cliente ou prestar um serviço a outra empresa (pelo dinheiro ou por sua relevância na declaração de missão), você tem as orientações em mãos para fazer isso. Decisão. Você montou os trilhos de guarda para ajudar seu futuro a viver de acordo com o potencial da oportunidade. Você sabe qual é a sua missão, para poder criar parcerias que refletem seus valores.

Uma declaração de missão deve motivá-lo, inspirá-lo e ser sua principal ferramenta para apresentar sua oportunidade ao mundo. As grandes empresas costumam escrever declarações de missão para agradar a uma ampla gama de partes interessadas e acabam agradando ninguém. Como você é um empreendedor artesanal focado em nichos de mercado, pode aprimorar suas palavras para falar sobre problemas específicos que inspiram ações em seu próprio coração e mente e nas respostas dos clientes que deseja servir.

Uma declaração de missão deve citar especificamente o objetivo da organização, por mais deselegante e confuso que possa ser para outras pessoas que não estão no seu mercado-alvo. Por exemplo, a maioria das pessoas não se importaria ou entenderia a declaração de missão que uso na minha startup atual. Deixa quase todo mundo. Minha missão atual é: “Quero fazer desta região a capital de fabricação de alimentos artesanal da América do Norte”. As pessoas que são importantes para este projeto saberão exatamente qual é o objetivo do meu trabalho atual e apreciarão sua importância.

Por fim, é importante lembrar que as declarações de missão não estão escritas em pedra. Adapte-os cuidadosamente à medida que suas circunstâncias e mercados mudam. Sua declaração de missão será sua estrela guia enquanto você navega no futuro. Escolha com cuidado e confie nele.

Identifique seus valores

A nova prática recomendada nos negócios é enfatizar seus objetivos, valores e ambições pessoais para mudar o mundo em seus planos de negócios. Ao fazer isso, você atrairá os clientes de que precisa e os envia com sistemas de valores discordantes para onde eles pertencem.

Esses são os valores que você precisa usar para orientar sua empresa. Mantenha estes simples. Seja direto. Não use palavras extras. Os valores que você constrói em sua nova empresa são valores que você deve viver sozinho. Uma declaração de valores de amostra pode ser: “Trataremos todos os clientes como se eles fossem nossa família, com respeito e compreensão”.

Manter sua declaração de valor simples e direta também permite que você seja fiel a si mesmo e à sua missão comercial. Você está trabalhando para compartilhar os valores pelos quais é apaixonado. Seja claro e mantenha-o simples. O objetivo de uma declaração de valores não é de impressionar. É para educar as pessoas sobre o que é importante para você e sua empresa.

Pense no que o deixa irritado com as práticas comerciais que encontra. O que o frustra na maneira como as pessoas estão lidando com assuntos com os quais se preocupa profundamente? Como você abordaria a questão de maneira diferente? As práticas de negócios são orientadas pelos sistemas de valores por trás deles. Deixe este guia você.

Estabeleça seus objetivos

Com sua missão e valores em vigor, você pode estabelecer metas para a jornada. Como você combinará sua paixão, missão e valores para obter os resultados desejados? Você estabelece métricas que pode medir. Que medidas você pode adotar para cumprir sua missão e os valores por trás dela?

Seguindo os princípios do KISS, você deseja identificar metas realistas que tenham significado e conseqüência. Como empreendedores individuais, precisamos incluir metas que beneficiem a nós mesmos e a nossos negócios. Seus objetivos de negócios devem ser simples, claros e transparentes. Sua abordagem do KISS exige respostas fáceis de entender para todos que as veem. Uma versão do KISS dos objetivos de negócios pode ter a seguinte aparência:

Vamos crescer e manter uma organização sustentável e lucrativa.

Adicionaremos um novo cliente por mês pelos próximos 12 meses.

Responderemos a todas as novas perguntas dentro de 24 horas.

Os objetivos o ajudam a completar sua missão e colocar seus valores em ação. Metas fazem sua nova empresa funcionar. Que problemas estão no caminho de completar sua missão e nos valores que a impulsionam? Como você contornaria esses obstáculos? Como você poderia criar um sistema melhor que evitasse ou resolvesse esses problemas? Esses são seus objetivos.

Como você sabe quais metas serão mais eficazes para ajudá-lo a cumprir sua missão? Inverta o design de seus produtos e serviços. Inverta o design da sua empresa. Para o problema específico em questão, comece com sua resposta.

Crie seus objetivos com esse resultado em mente. Como você simplificou a solução? Como você facilitou o processo? Se você quer um trabalho sustentável, pense simples.

Tudo isso faz parte do estudo de Branding do seu negócio, ou no caso de um empreendedor o seu personal branding.

Deve se descobrir o porquê fazemos o que devemos fazer. Muito desse conceito foi repensado nos bons tempos da Apple.

Você pode conferir essa aula de branding de Simon Sinek no TED.

Declarações de missão, valores e metas devem ser escritas para honrar sua paixão. Faça isso direito e você terá um negócio certo e de alto valor.